Escrever II

Era do tipo de quando tinha vontade de comer ou ir à casa de banho, escrevia num papel o melhor que sabia a vontade. Assim, quando se sentasse à mesa ou na sanita, se a vontade lhe falhasse tinha o papel. Nunca resultava, o papel era só isso mesmo, um papel. Contudo o acto de escrever aliviava-o do anseio de perder as vontades de repente.

Fez o mesmo para evitar a dor. Caminhava com os sapados mais pesados que conseguiu encontrar no mercado. Para isso levou consigo uma balança, dada a ignorância dos lojistas relativa ao peso dos coisas. Descobriu o mais pesado e comprou-o para se habituar. Na esperança de um dia ao se descalçar, não mais sentiria o peso dos pés.

Tinha ainda outras manias, como bater três vez na madeira, saltar sempre que saía do banho, guardar numa gaveta própria 39 % dos trocos que recebia nas inevitáveis transações do dia a dia. Ir para a cama sempre á mesma hora e levantar-se igualmente à mesma hora, e repetir o melhor que conseguia o dia anterior. Andar sempre pelo mesmo caminho, julgando estar a pisar a mesma linha devido a um aceitável erro de cálculo.

Um dia, vejam bem o azar, desviou por um instante o olhar da sua rotina de segurança, e viu um cão bastante rafeiro a abanar-se todo como quem sai do banho. Não parava de se abanar, um instante interminável. O som da pele a bater na carne interior, os olhos ausentes da figura, o corpo em convulsão suspensa em quatro patas. Tudo aquilo que não durou mais do que um instante, perturbou o tipo de tal maneira, ao ponto de o fazer reproduzir o gesto com a sua cabeça. Abanou-a como quem solta um espirro, ou dá um arroto. Quando voltou a si, procurou o cão, ele já lá não estava.

Nunca recuperou. Estas coisas podem acontecer a qualquer um, e assim sem mais nem menos. Vive agora entre um Hospício e um canil, é voluntário nos dois. Escreve num diário tudo o que vê ouve e sente, sem inventar nada, e guarda os escritos numa gaveta própria junto aos trocos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.