III

Hoje fui chamado ao patrão. Não o conhecia, nunca o tinha visto… Deram-me a ordem já ao final da tarde, quando me preparava para abandonar a secretária vazia, a meio do corredor, que me serve de posto de trabalho.

“O Senhor Doutor quer falar-lhe.”

Foda-se, logo hoje que não tinha feito a barba… ajeitei-me o melhor que pude e lá subi, meio a tremer, os três longos lances de escada que levam ao último andar. Amanhã deixo de fumar. Ao fundo do esguio corredor – sempre gostei de casas com corredores – estava a secretária do Senhor Doutor, uma moça meio barbuda que empilhava freneticamente ficheiros.

“Boa tarde, o Senhor Doutor mandou chamar-me…”

“Deve com certeza ser engano, o Senhor Doutor não recebe ninguém hoje”

E apontando para a porta fechada do gabinete continuou:

“…de certeza que era hoje?”

Sim, foi hoje, disso não pode haver dúvida, logo hoje que não tinha feito a barba…

“Espere, isso vê-se já, tenho aqui o seu ficheiro…”

Também tenho um ficheiro… já me tinham falado disso os que já estiveram cá em cima… um ficheiro.

“Ah, agora percebo… O Senhor Doutor provavelmente queria dizer-lhe que o seu trabalho está fraco, não está a corresponder com aquilo que são os objectivos desta empresa… não apresenta resultados está a ver?”

“Mas senhora repare; sou o trabalhador mais antigo desta instituição, e nunca me disseram o que fazer… limito-me a esperar que sejam horas de sair, aliás com o devido respeito lhe digo que nunca vi um tostão…”

“Ah, mas quanto a isso esteja descansado, o seu ordenado é cuidadosamente depositado, todos os meses, numa conta à parte. Ser-lhe-à entregue, como contratado, no dia em que nos deixar.”

Comecei a suar, contrato? Nunca vi nenhum contrato… merda… assinei papéis e não me lembro, a verdade é que quando entrei para aqui ainda andava um pouco desorientado… depois do que se passou é normal….

“Volte para a semana, pode ser que tenha mais sorte, sabe, o Senhor Doutor é um homem muito ocupado, e agora mais ainda com toda a corrupção que anda por aí, é preciso estar atento, e manter tudo na linha.Volte para a semana, até lá tente fazer alguma coisa, veja os seus colegas, como são empreendedores. Vá, volte para a semana, talvez possamos fazer algo por si”

Hoje embebedo-me, amanhã deixo de fumar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.