I

Mais um café!… Atentemos ao presente… façamos um esforço… merda.
Um passeio, isso, demos um passeio, pelo mundo, pelo país – sejamos francos! – pela mesa do lado. Agora, é quando podemos. Agora, vamos descobrir a que corresponde este fim, qual o seu rosto. Viveremos, agora que todo acabou, como quem faz um desenho, levemente, sem pressa sobre uma toalha de papel.

Lá está ele… sempre o mesmo… o homem da mesa do lado. Cabelo negro, meio oleoso, e um rosto, como todos os outros rostos, amarelado, permanentemente marcado por uma brilhante, e aparentemente indelével, marca de suor. Os olhos do homem da mesa do lado não são visíveis, são apagados pela sua aparência disforme que – sejamos francos! – sugere a presença de minúsculas pragas que lhe infestam o corpo. É este o seu rosto.

Sejamos francos! Estamos fartos! É cansativa a mesa do lado, pesada, algo escura, e sobretudo malcheirosa. Estamos cansados, curiosamente nenhuma outra mesa se encontra ocupada, convém referir que afinal de contas isto já fechou… não há mais nada onde repousar a vista… façamos um esforço. O homem da mesa ao lado está à espera, pelo menos foi o que uma vez disse, em tom de confidência, ao empregado: “ando a ver se me pagam o que devem…”. Foi a única vez que o ouvimos falar. Aparentemente trabalhou… nunca recebeu… se receber não terá dias diferentes. Não deve ser muito, nunca deve ter feito grande coisa.

Que hora ingrata para esperar por dinheiro… o homem da mesa do lado, no entanto, ainda espera. Parece que hão de vir acertar contas. Num sítio tão sujo e monótono como este, nunca ninguém aparecerá para acertar contas, disso, nos dias que correram todos para aqui, estamos certos… resta-nos o calor fétido que emana o homem da mesa do lado, à falta de melhor esperamos com ele.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.